PT

voltar atrás

25.02.2024

Open Call: Laboratórios de Verão 2024

Residências Artísticas
Laboratórios de Verão 2024 - Open Call
A mais inábil candura © Bárbara Fonte

Estão abertas as candidaturas para os Laboratórios de Verão 2024, um projeto promovido pelo gnration (Braga) e pelo CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães), em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde).

Desde 2015 que os Laboratórios de Verão têm sido um projeto de destaque no apoio à criação artística no distrito de Braga. Ao longo de nove edições, este programa criado pelo gnration (Braga), apoiou mais de três dezenas de projetos e meia centena de artistas. Com ênfase nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou no cruzamento entre as áreas anteriormente descritas, os Laboratórios de Verão assumem um formato de residência artística com vista à experimentação de novas ideias e trabalhos, para apresentação pública subsequente.  


Em 2023, o gnration e o CIAJG (Guimarães) associaram-se como parceiros promotores no projeto Laboratórios de Verão, reforçando a missão de ambas as estruturas na cultura contemporânea do território. Esta parceria amplia o alcance do apoio aos artistas que na região podem encontrar um contexto propício ao desenvolvimento da sua prática artística, apostando no trabalho de criativos emergentes e em linguagens artísticas inovadoras, de carácter híbrido e experimental.  


Para a décima edição dos Laboratórios de Verão, o gnration e o CIAJG juntam-se a Solar - Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde), exponenciando o alcance do projeto além distrito. 


A quem se destina?

– Artistas ou coletivos residentes no distrito de Braga ou no concelho de Vila do Conde, ou cujos elementos sejam naturais do distrito de Braga ou do concelho de Vila do Conde, que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos originais nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou cruzamento entre as áreas anteriormente descritas.


O que é que se pretende executar?

– desenvolvimento de trabalho artístico original em formato de residência artística, no CIAJG e gnration, durante um período de 2 semanas em cada espaço;

– apresentação pública do trabalho no contexto da programação do gnration (6 a 14 de setembro), e do CIAJG (12 de outubro a 30 de novembro), em formato performativo ou de instalação/exposição, e duração da apresentação mediante a natureza artística dos projetos vencedores;

– disponibilidade para apresentações posteriores na SOLAR – Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde) e no LAC – Laboratório de Actividades Criativas (Lagos), num período compreendido entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, com datas e condições a acordar mutuamente.


O que oferecemos?

– local de trabalho; por um período de 2 semanas em junho no CIAJG e 2 semanas em agosto no gnration; com possibilidade de extensão à SOLAR – Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde);

– apoio monetário de 2.000 euros por projeto, referente a cachet artístico e aquisição de materiais* necessários para a sua execução. O valor deverá incluir IVA, caso aplicável;

– apoio de técnico e de produção para a implementação dos projetos;

– acompanhamento curatorial;

– um valor monetário adicional, a acordar posteriormente entre o artista e a entidade, no caso de uma eventual apresentação posterior no LAC (Lagos).

* materiais técnicos, de construção ou quaisquer outros que sejam intrínsecos à execução e apresentação da obra.


Quantos projetos vão apoiar?

– 4 (quatro)


O que necessito de apresentar para a candidatura?

– descrição da proposta artística;

– descrição dos requisitos logísticos, espaciais e técnicos associados à proposta;

– biografia e portfólio dos autores;

– documento comprovativo de residência no distrito de Braga (no caso de o proponente não ser natural do distrito de Braga) ou no concelho de Vila do Conde (no caso de o proponente não ser natural do concelho de Vila do Conde);

– declaração de compromisso no desenvolvimento do projeto nas instalações do CIAJG e gnration, durante os meses de junho e agosto.


Quem será o júri?

– o júri é composto por Luís Fernandes (Direção Artística do gnration, Braga), Marta Mestre (Direção Artística do CIAJG, Guimarães) e Nuno Rodrigues (Direção Artística da SOLAR, Vila do Conde).


Quais as datas para as candidaturas?

– fecho das candidaturas: 7 de abril

– anúncio dos vencedores: 7 de maio


Os programas de apoio à criação local são apoiados pelo SuperBock Group.

Câmara Municipal de Vila do Conde
RP Cultura
dgARTES

A Solar - Galeria de Arte Cinemática é parte integrante da RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

Cor de Fundo do Site
Morada

Rua do Lidador, 139

4480-791 Vila do Conde

Rua do Lidador, 139

4480-791 Vila do Conde

Horário

Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00


Encerra aos domingos e feriados

Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00


Encerra aos domingos e feriados

Contactos

Galeria: solar@curtas.pt

S. Educativo: s.educativo@curtas.pt

Imprensa: press@curtas.pt


Escritório: 252 646 516

Loja das Curtas: 252 138 191

Galeria: solar@curtas.pt

S. Educativo: s.educativo@curtas.pt

Imprensa: press@curtas.pt


Escritório: 252 646 516

Loja das Curtas: 252 138 191

Social
solar.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile