PT

voltar atrás

20.04.2023

Deborah Stratman na Solar em Julho

Exposição
Deborah Stratman na Solar

A cineasta e artista Deborah Stratman apresenta na Solar, e pela primeira em Portugal, uma exposição sobre o seu trabalho.

O trabalho da americana Deborah Stratman escapa-se a rótulos fáceis. Cruzando todos os tipos de media – da imagem em movimento à fotografia, da escultura ao desenho ou à instalação – a sua obra pode ser encontrada tanto na seleção oficial dos festivais de Roterdão ou Sundance, como nas salas de importantes galerias e museus, como o MoMA ou o Centro Pompidou. Independentemente do output escolhido, o trabalho de Stratman ocupa-se, sobretudo, da capacidade de questi   onar aquilo que subjaz às coisas mundanas, às rotinas e aos comportamentos.


Explorando a história, os usos, as mitologias e os padrões impressos em diferentes tipos de paisagem — desde a província muçulmana de Xinjiang na China, à Irlanda rural ou à Califórnia suburbana — o seu trabalho aponta os relacionamentos entre os ambientes físicos e as lutas de poder e de controlo que os humanos operam no território. Mais recentemente, Stratman tem-se focado também em narrativas históricas sobre a fé, a liberdade, o expansionismo e o paranormal.

Paralelamente ao foco especial que o 31.º Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema lhe dedica, Deborah Stratman apresenta na Solar — Galeria de Arte Cinemática um conjunto de obras mostradas em contexto expositivo pela primeira vez em Portugal.

A escolha de Deborah Stratman para a edição de 2023 cumpre com um dos principais desígnios do trabalho conjunto entre o Curtas Vila do Conde e a Solar: por um lado, o de fazer a ponte entre os territórios dos Cinema e das Artes Visuais e, por outro, o de potenciar sinergias entre os dois projetos, revelando aspetos menos conhecidos da obra de artistas/cineastas de referência e de maior importância no panorama internacional.

Para ver na Solar a partir de 8 de julho.


RP Cultura
Estrutura Financeira
Câmara Municipal de Vila do Conde
DGArtes

A Solar - Galeria de Arte Cinemática é parte integrante da RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

Cor de Fundo do Site
Morada

Rua do Lidador, 139

4480-791 Vila do Conde

Rua do Lidador, 139

4480-791 Vila do Conde

Horário

Seg – Sáb
14:00 – 18:30


Encerra aos domingos e feriados

Seg – Sáb
14:00 – 18:30


Encerra aos domingos e feriados

Contactos

Galeria: solar@curtas.pt

S. Educativo: s.educativo@curtas.pt

Imprensa: press@curtas.pt


Escritório: 252 646 516

Loja das Curtas: 252 138 191

Galeria: solar@curtas.pt

S. Educativo: s.educativo@curtas.pt

Imprensa: press@curtas.pt


Escritório: 252 646 516

Loja das Curtas: 252 138 191

Social
solar.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile