PT

Introdução - 1 -

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE UMA PAISAGEM

João Nisa

A Solar – Galeria de Arte Cinemática tem vindo a afirmar-se enquanto espaço de experimentação num campo artístico que se situa entre o cinema e as artes plásticas, onde estes tendem a reinventar-se no cruzamento com diferentes expressões artísticas. É neste território multidisciplinar que tem vindo a desenvolver uma grande diversidade de propostas de exposição, nas quais prevalece uma forte relação das obras apresentadas com a especificidade do espaço arquitectónico existente.

Ao longo dos últimos anos fomos acompanhando um projecto de João Nisa em fase de desenvolvimento, que incluía uma série de filmagens destinadas à concepção de uma obra cinematográfica antecipadamente pensada para diferentes tipos de exibição. A especificidade do projecto em curso proporcionou a criação de uma exposição original para o espaço da Solar.

Primeiras Impressões de uma Paisagem é uma instalação elaborada a partir de material filmado por João Nisa no interior do Aqueduto das Águas Livres de Lisboa, cujo resultado permanecerá durante o período da sua apresentação na Solar, assumindo um carácter efémero. Partindo de imagens filmadas através de um complexo processo de captação de imagens projectadas por dispositivos de camera obscura, remete-nos para as origens da representação da paisagem na pintura e nos primórdios da fotografia. O trabalho desenvolvido traduziu-se numa articulação meticulosa entre as imagens e sons captados por João Nisa, posteriormente trabalhados para o contexto da galeria, numa transposição espacial de seis representações cinematográficas da paisagem, efectuadas a partir de seis janelas do Aqueduto das Águas Livres.

O percurso desenvolvido para a apresentação da instalação propõe relações diferenciadas do espectador com projecções isoladas, e outras onde estas imagens se contaminam, proporcionando uma experiência sensível de carácter único, onde os sons e as diferentes projecções se organizam em configurações que nunca se repetem.


Nuno Rodrigues

voltar atrás

Câmara Municipal de Vila do Conde
RP Cultura
dgARTES

A Solar - Galeria de Arte Cinemática é parte integrante da RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

Cor de Fundo do Site
Morada

Rua do Lidador, 139

4480-791 Vila do Conde

Rua do Lidador, 139

4480-791 Vila do Conde

Horário

Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00


Encerra aos domingos e feriados

Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00


Encerra aos domingos e feriados

Contactos

Galeria: solar@curtas.pt

S. Educativo: s.educativo@curtas.pt

Imprensa: press@curtas.pt


Escritório: 252 646 516

Loja das Curtas: 252 138 191

Galeria: solar@curtas.pt

S. Educativo: s.educativo@curtas.pt

Imprensa: press@curtas.pt


Escritório: 252 646 516

Loja das Curtas: 252 138 191

Social
solar.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile