PT
Auditório Municipal de Vila do Conde
02 — 22.FEV.2025
Inauguração 02.Fev 17h00
Performance 02.Fev 18h00
Pós-Laboratórios de Verão surge no contexto da 10ª edição do Programa de Apoio à Criação Artística Laboratórios de Verão, numa parceria entre o gnration (Braga), o CIAJG — Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães) e a Solar — Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde). Este ano, após um concurso aberto a artistas e colectivos naturais ou residentes no Distrito de Braga ou Concelho de Vila do Conde, foram escolhidas quatro propostas de distintas origens, naturezas e horizontes estéticos para materializarem os seus projectos durante períodos de residência nas instituições participantes, realizados no passado verão.
A terceira e última apresentação de Pós-Laboratórios de Verão acontece neste momento no Auditório Municipal de Vila do Conde, depois das exposições no gnration e no CIAJG, inauguradas em Setembro e Outubro de 2024, respectivamente.
Em Vila do Conde, reencontramos assim os trabalhos de Sally Santiago, das duplas Sofia Morim + Filipe Carvalho e Francisca Miranda + Inês Leal, assim como do trio composto por João Carlos Pinto, João Miguel Braga Simões e José Diogo Martins, todos eles adaptados e, em alguns momentos, significativamente transformados em relação ao seu formato anterior, de modo a responder à configuração do novo espaço expositivo e em continuidade com o carácter experimental que está na base dos Laboratórios de Verão.
Sally Santiago apresenta Crónicas visuais de onde não estive, uma instalação audiovisual que especula sobre a natureza de certos lugares ficcionais e narrativos, através de recordações pessoais transmitidas à artista e das (re)criações destas em (novas) memórias que os vêm ocupar e renovar. Já Sofia Morim e Filipe Carvalho expõem a instalação Consonâncias Efémeras, propondo uma meditação sobre a água e a sua capacidade relacional para, a partir daí, potenciarem a experiência sensorial do visitante através do contacto com superfícies e fluxos líquidos. Por sua vez, em Ouroboros, obra desenvolvida entre o cinema e a videoarte, Francisca Miranda e Inês Leal evocam o ecrã e a emissão televisiva sob uma perspectiva crítica, abordando o soundbite e a sua relação com provérbios populares, imagens, rituais e sonoridades de origens diversas. Finalmente, os músicos João Carlos Pinto e José Diogo Martins recriam na tarde inaugural a performance +/-, partindo do piano e de tecnologia de manipulação sonora para explorar diferentes arquétipos colectivos sob a forma de atmosferas sónicas e visuais que catalisam a audiência para estados uterinos e psicadélicos.
No seu conjunto, mesmo pautando-se pela heterogeneidade de posturas, matérias e interesses, todos estes projectos unem-se na capacidade de contrariar a rigidez e expectativas habitualmente atribuídas a certas disciplinas artísticas ou estruturas mediáticas, mas também a determinados territórios simbólicos, para isso construindo zonas de relação sensível, susceptíveis à recepção e interacção com o corpo e subjectividade de cada visitante. Desta forma, cada um dos trabalhos abre-se como um espaço para a activação livre de emoções, onde associações ou tensões espontâneas com outras imagens, gestos e ideias possam igualmente concretizar-se, cabendo a cada um de nós a definição de um caminho individual e distinto, fruto do envolvimento com cada proposta artística. Uma experiência entre o reconhecimento e a alteridade, mas também entre exercícios de imaginação e sensações de espanto.
- David Revés
voltar atrás
A Solar - Galeria de Arte Cinemática é parte integrante da RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
Rua do Lidador, 139
4480-791 Vila do Conde
Rua do Lidador, 139
4480-791 Vila do Conde
Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00
Encerra aos domingos e feriados
Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00
Encerra aos domingos e feriados
Galeria: solar@curtas.pt
S. Educativo: s.educativo@curtas.pt
Imprensa: press@curtas.pt
Escritório: 252 646 516
Loja das Curtas: 252 138 191
Galeria: solar@curtas.pt
S. Educativo: s.educativo@curtas.pt
Imprensa: press@curtas.pt
Escritório: 252 646 516
Loja das Curtas: 252 138 191