PT

nada permanece igual

João Gabriel

30 NOV 2024 – 01 FEV 2025



A Solar – Galeria de Arte Cinemática, apresenta “nada permanece igual" do artista plástico João Gabriel, uma exposição que se afasta dos habituais dispositivos de projeção vídeo da galeria, integrando um conjunto de pinturas inéditas a óleo e de grandes dimensões.​


A relação de João Gabriel com a Solar já data de 2016, ano em que o artista expôs, no projeto CAVE, uma série de pinturas sobre papel de dimensões mais reduzidas e de inspiração assaz cinematográfica.


A sua prática artística não é apenas informada pela fotografia, pelo cinema e pela memória. Parte integral da sua inspiração são filmes pornográficos underground queer dos anos 70 e 80, uma época marcada por momentos de extrema liberdade (e libertação) sexual entre membros da comunidade queer que terminou abruptamente com a eclosão da pandemia do VIH. Este enorme trauma, que afetou as gerações posteriores, estabeleceu uma correlação entre sexualidade e morte, uma perda sublinhada nas pinturas de Gabriel, sobre representações de desejo e inocência, já que “nada permaneceu igual”.


Para a Solar, o artista apresenta uma seleção obras muito recentes, de pintura a óleo sobre tela — na maioria de grandes dimensões — e papel, nas quais o isolamento e a união aparecem em demonstrações de afeto. As obras oscilam entre estes espaços: público e privado, interior e exterior, natureza e domesticidade, observar e ser observado, pintura e cinema. Sobre paisagens naturais, representadas quase de forma impressionista, João Gabriel incorpora o movimento e figuração, revelando a presença sedutora de corpos humanos numa série de situações expectantes.


Desta forma, o público é convidado a partilhar estes momentos íntimos, quase como um voyeur, criando-se, assim, um espaço narrativo, num percurso que é também de reflexão e afirmação do direito à visibilidade de identidades que, durante demasiado tempo, foram sistematicamente obliteradas.


A inauguração terá lugar no dia 30 de novembro, pelas 17 horas, com a presença dos artistas João Gabriel e Joana Hintze (artista convidada do projeto CAVE). O momento será acompanhado de bar aberto, patrocinado pela DCN Beers, e DJ set.

voltar atrás

Câmara Municipal de Vila do Conde
RP Cultura
dgARTES

A Solar - Galeria de Arte Cinemática é parte integrante da RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

Cor de Fundo do Site
Morada

Rua do Lidador, 139

4480-791 Vila do Conde

Rua do Lidador, 139

4480-791 Vila do Conde

Horário

Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00


Encerra aos domingos e feriados

Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00


Encerra aos domingos e feriados

Contactos

Galeria: solar@curtas.pt

S. Educativo: s.educativo@curtas.pt

Imprensa: press@curtas.pt


Escritório: 252 646 516

Loja das Curtas: 252 138 191

Galeria: solar@curtas.pt

S. Educativo: s.educativo@curtas.pt

Imprensa: press@curtas.pt


Escritório: 252 646 516

Loja das Curtas: 252 138 191

Social
solar.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile