PT
Beneath Stone and Image
Younes Ben Slimane
Para a sua primeira exposição em Portugal, o artista escolheu os filmes "We knew how beautiful they were, these islands" e "All come from dust", criando uma profunda sinergia com o cenário subterrâneo do espaço Cave da Solar - Galeria de Arte Cinemática, um ambiente único construído a partir de pedras sobrepostas. Esta relação simbiótica entre o filme e o espaço instiga um diálogo subtil que escava narrativas ocultas de isolamento, preservação e refúgio.
Em "We knew how beautiful they were, these islands", seguimos de perto a presença espetral de um homem a cavar sepulturas. As suas mãos nuas transformam a terra no local de descanso final de náufragos sem nome. Ele desafia o esquecimento e enraíza os mortos na sua terra natal. As câmaras trogloditas de Matmata, uma região no sul da Tunísia, tornam-se santuários para uma comunidade deslocada, reflectindo o abraço protetor da arquitetura subterrânea, concebida para se misturar harmoniosamente na paisagem e proteger contra a invasão. O reino subterrâneo torna-se um escudo, isolando as silhuetas frágeis da turbulência do mundo exterior e protegendo-as.
"All come from dust", filmado na mesma paisagem do sul da Tunísia - desta vez em Tozeur - documenta a prática milenar de criar uma torre que emerge das profundezas da terra, um processo enraizado na região e preservado pelos antepassados do artista. Em vez de documentar os passos envolvidos no fabrico de tijolos de terracota na sua ordem correta, Ben Slimane quis captar a singularidade do trabalho artesanal. Permite-nos observar os movimentos hábeis das mãos que transformam a terra. Através da sua câmara, catalisa as forças e as metamorfoses da matéria, bem como a atmosfera cerimonial que a envolve, criando uma aura cosmogónica.
A exposição de Ben Slimane é uma representação alegórica de proteção em que o espaço da Cave da Solar - Galeria de Arte Cinemática é o anfitrião ideal, com o seu abraço de pedra a refletir o refúgio arcaico representado nos filmes. Ao explorar os filmes de Ben Slimane, os visitantes são convidados a mergulhar nas narrativas paralelas dos espaços subterrâneos da galeria do século XV, testemunhando silenciosamente a relação entre os gestos das mãos e as pedras milenares, que ressoam com a sua própria experiência.
O refúgio arquitetónico e as histórias humanas que nele se desenrolam entrelaçam-se, dando forma a fragmentos harmoniosos do tecido narrativo de cada filme. O artista trabalha para expor a profunda ligação entre a terra e os seus habitantes. Nestes dois filmes, desprovidos de diálogos, apenas as mãos trabalham para moldar a terra e preservar a memória: a memória dos migrantes desconhecidos e dos marginalizados, mas também a das habilidades ancestrais que honram a continuidade do toque humano.
voltar atrás
A Solar - Galeria de Arte Cinemática é parte integrante da RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
Rua do Lidador, 139
4480-791 Vila do Conde
Rua do Lidador, 139
4480-791 Vila do Conde
Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00
Encerra aos domingos e feriados
Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00
Encerra aos domingos e feriados
Galeria: solar@curtas.pt
S. Educativo: s.educativo@curtas.pt
Imprensa: press@curtas.pt
Escritório: 252 646 516
Loja das Curtas: 252 138 191
Galeria: solar@curtas.pt
S. Educativo: s.educativo@curtas.pt
Imprensa: press@curtas.pt
Escritório: 252 646 516
Loja das Curtas: 252 138 191