PT
Aventura Antonioni
Performance Ghuna X. 21/06 . SÁB . 22h00
A segunda atividade da Solar – Galeria de Arte Cinemática programada para 2014, AVENTURA ANTONIONI, explora as relações entre o Cinema e as práticas artísticas contemporâneas. Tendo como referência a obra de Michelangelo Antonioni, cineasta cuja obra antecipa a ruptura com convenções estéticas estabelecidas, esta exposição coletiva conta com 5 obras de artistas estrangeiros: duas anteriormente exibidas em Vila do Conde, “Zabrinski Point (Redacted)”, de Stephen Connoly, e “Mirror”, de Matthias Müller e Christoph Girardet; duas inéditas, “Answer-Me”, de Anri Sala, e “Silberhöhe”, de Clemens v. Wedemeyer; e, uma outra, de Nicolas Provost, encomendada a propósito pela Curtas Metragens CRL. Uma segunda encomenda dirigida a um artista português, resultará na performance musical de Ghuna X, alter-ego de Pedro Augusto.
Os autores, selecionados entre figuras de destaque a nível internacional, alguns dos quais com obras patentes em importantes espaços dedicados à Arte Contemporânea, são direta ou indiretamente inspiradas nos filmes de Antonioni. Servindo-se da desconstrução da linguagem tradicional do cinema, o que caracteriza também a atitude do cineasta ao longo de grande parte da sua carreira, estabelecem um diálogo entre as diversas abordagens cinemáticas, transformando o espaço da galeria numa reflexão sobre questões que emanam da confluência entre os dois territórios: das Artes Plásticas e do Cinema. A influência de Antonioni transpõe, ainda, as fronteiras do Cinema e das Artes Plásticas, alimentando a criatividade em imaginários paralelos, como o da música ou o da moda. Destas relações e cruzamentos surgem diferentes possibilidades que nesta exposição serão apresentadas em projeções contínuas de vídeo, no espaço expositivo, e numa performance musical, um ‘live act’ apresentado em dois momentos distintos, no terraço da Solar.
Seguindo uma lógica de programação na qual se inscrevem outras exposições coletivas anteriormente apresentadas na Solar, como “Under Hitchcock” (2007) ou “2012 Odisseia Kubrick” (2012), trata-se não só de homenagear um dos autores que mais marcou a História do Cinema, mas também de revelar a importância das suas obras enquanto referências fundamentais no contexto da produção artística contemporânea. A revisitação destas obras, através do ponto de vista de novos autores, de diferentes origens, meios e linguagens, permite a recuperação de memórias que são simultaneamente individuais e coletivas, possibilitando a sua permanente renovação.
O programa paralelo integra um conjunto de sessões a exibir no Teatro Municipal de Vila do Conde de 5 a 13 de Julho de 2014, no âmbito do 22º Curtas Vila do Conde – Fesival Internacional de Cinema, antecipadas pelas sessões regulares do Cineclube de Vila do Conde, no Domingo, 28 de Junho, e um painel de apresentação com os artistas presentes.
Exposição
21.06 - 04.07 / 14.07 - 07.09
ter. - dom., 14:00-18:00
voltar atrás
A Solar - Galeria de Arte Cinemática é parte integrante da RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
Rua do Lidador, 139
4480-791 Vila do Conde
Rua do Lidador, 139
4480-791 Vila do Conde
Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00
Encerra aos domingos e feriados
Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00
Encerra aos domingos e feriados
Galeria: solar@curtas.pt
S. Educativo: s.educativo@curtas.pt
Imprensa: press@curtas.pt
Escritório: 252 646 516
Loja das Curtas: 252 138 191
Galeria: solar@curtas.pt
S. Educativo: s.educativo@curtas.pt
Imprensa: press@curtas.pt
Escritório: 252 646 516
Loja das Curtas: 252 138 191