PT
Salla Tykkä
Salla Tykkä é uma artista finlandesa nascida na cidade de Helsínquia em 1973, com um percurso singular entre a fotografia, o vídeo e o cinema, e cuja obra tem vindo a ser aclamada a nível internacional. Insere-se numa geração de artistas nórdicos, cujo trabalho, fortemente influenciado pelo imaginário da televisão e da musica Pop, reflecte sobre o papel da mulher e do homem na sociedade e cultura contemporâneas. O seu percurso artístico iniciou-se em 1996, mas foi em 2001 com a apresentação do seu vídeo Lasso na Bienal de Veneza, que Salla Tykkä deu inicio a um percurso internacional relevante. Desde então a artista tem vindo a desenvolver um conjunto de filmes realizados em 35mm, posteriormente passados a vídeo, para apresentação em contexto expositivo. Neles propõe um olhar marcadamente feminino sobre o papel do homem e da mulher na sociedade actual, abordando alguns dos códigos masculinos que povoam a cultura popular, nomeadamente alguns géneros cinematográficos como o Western, a ficção cientifica, ou os thrillers, que influenciaram a sua geração.
A relevância artística da obra de Salla Tykkä é comprovada pela inclusão das suas obras em importantes exposições e galerias de todo o mundo e em algumas colecções importantes como a do Centre Georges Pompidou em Paris.
Primeira exposição individual da artista Salla Tykkä em Portugal. Integra a apresentação dos trabalhos "Cave", "Thriller", "Lasso" e "Power". Na sequência do acompanhamento que temos vindo a fazer ao mais recentes projectos de Salla Tykkä decidimos, em parceria com a artista, apresentar o seu último trabalho em vídeo - “Victoria”, que dá inicio a um novo projecto que contempla a realização de um conjunto de vídeos que reflectem sobre o conceito de beleza na sociedade actual. Assim, a artista apresentará em estreia mundial durante o próximo Curtas Vila do Conde o referido vídeo ,desenvolvendo posteriormente uma masterclass sobre este projecto Work in Progress que irá terminar em 2010 e que se destina à apresentação em contexto expositivo de quatro vídeos: “Victoria”, “A Gymnast”, “Lipizzaner horses” e “The Alps”.
Queremos então dar espaço priveligiado à apresentação da sua obra em Portugal, dando a conhecer uma artista que explora de uma forma muito particular a linguagem cinematográfica e particularmente os códigos visuais e sonoros do cinema.
Desde 2003, o Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema, tem vindo a mostrar o trabalho de Salla Tykkä. Os filmes Cave (2003) e Zoo (2006), foram apresentados respectivamente em competição, nos festivais de 2004 e 2006, e em 2007 a artista regressou ao festival para integrar a exposição Under Hitchcock. A partir destas colaborações foi iniciado um trabalho de preparação que visou a concretização da primeira exposição individual dedicada à artista no nosso país.
A exposição de Salla Tykkä inaugura no mês de Julho, na Solar Galeria de Arte Cinemática em Vila do Conde, integrada na programação do Curtas Vila do Conde.
voltar atrás
A Solar - Galeria de Arte Cinemática é parte integrante da RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
Rua do Lidador, 139
4480-791 Vila do Conde
Rua do Lidador, 139
4480-791 Vila do Conde
Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00
Encerra aos domingos e feriados
Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00
Encerra aos domingos e feriados
Galeria: solar@curtas.pt
S. Educativo: s.educativo@curtas.pt
Imprensa: press@curtas.pt
Escritório: 252 646 516
Loja das Curtas: 252 138 191
Galeria: solar@curtas.pt
S. Educativo: s.educativo@curtas.pt
Imprensa: press@curtas.pt
Escritório: 252 646 516
Loja das Curtas: 252 138 191