PT

O Que Aconteceu Ainda Está Porvir

Ana Vaz

21 SET – 09 NOV 2024

Ana Vaz é uma artista e cineasta cuja prática cruza o cinema, a instalação e o texto performativo. É no limbo do contágio entre elementos histórico-etnográficos e especulações ficcionadas que as suas peças dissecam práticas destruidoras do nosso tempo e, talvez, daqueles que ainda virão. Profundamente implicados com a modernidade colonial e ambiental, os seus filmes imprimem experiências sensorialmente carregadas que testam a perceção humana, expandindo-a para lá dela própria, até outras forma de vida.

A relação da artista com a Curtas Metragens CRL iniciou-se com a presença de dois dos seus filmes na Competição Experimental do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema: Entre Temps, em 2013, e Há Terra!, em 2016. Estes pontos de contacto prepararam terreno para um novo e amplo projeto, cuja peça central é a sua exposição original O que aconteceu ainda está porvir.

Ana Vaz apresenta o segundo e novo episódio da série de poemas cinematográficos que tem vindo a desenvolver, onde é tecida, nas palavras da artista, “uma etnografia sci-fi de diferentes capitais europeias enquanto eixos do pensamento colonial”. “As cidades são vistas como alucinações, revelando aquilo que parece ausente e que contamina o que vemos: seu passado colonial e seus futuros desastres. Passado e futuro, histórias e presságios entrelaçam-se sob o olhar prismático de autores como Isabel Carvalho, Maïa Tellit Hawad e Olivier Marboeuf”.

O primeiro capítulo foi comissionado e exposto no 24º prémio de arte contemporânea da Fundação Pernod Ricard em Paris, 2023. A Galeria Solar, em parceira com o Batalha Centro de Cinema, apresenta este novo capítulo dedicado à cidade do Porto, exibido de forma articulada em ambos os espaços, por meio de instalações de imagem em movimento, trabalho expandido de som e documentos de investigação, que fragmentam esta nova peça cinematográfica no plano expositivo.

Paralelamente, em parceria com o Circular Festival de Artes Performativas, o projeto expande-se até ao Teatro Municipal de Vila do Conde, onde tomará lugar não só um momento de leitura performativa conduzido pela artista - ou, mais precisamente, pela sua voz -  intitulado Lysboa, Paraguay, como também a exibição de quatro filmes seus: Occidente, Há Terra!, Apiyemiyeki? e A Idade da Pedra. Já nas salas do Cinema Batalha, poder-se-á assistir à curta-metragem Meteoro, seguida de uma conversa que promete convocar alguns dos discursos sobre os quais esta série cinematográfica foi construída.

voltar atrás

Câmara Municipal de Vila do Conde
RP Cultura
dgARTES

A Solar - Galeria de Arte Cinemática é parte integrante da RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

Cor de Fundo do Site
Morada

Rua do Lidador, 139

4480-791 Vila do Conde

Rua do Lidador, 139

4480-791 Vila do Conde

Horário

Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00


Encerra aos domingos e feriados

Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00


Encerra aos domingos e feriados

Contactos

Galeria: solar@curtas.pt

S. Educativo: s.educativo@curtas.pt

Imprensa: press@curtas.pt


Escritório: 252 646 516

Loja das Curtas: 252 138 191

Galeria: solar@curtas.pt

S. Educativo: s.educativo@curtas.pt

Imprensa: press@curtas.pt


Escritório: 252 646 516

Loja das Curtas: 252 138 191

Social
solar.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile