PT
Ana Elena Tejera
La casa de los animales | Los sucesos que llevaron a su olvido
Entre o cinema e a performance, o restauro de filmes de arquivo e a instalação, a prática artística multidisciplinar de Ana Elena Tejera está intimamente ligada às particularidades geográficas do Panamá, o seu país de origem, local de passagem, migrações, trocas, desconexões e conflitos. A natureza e história do Panamá e, essencialmente, a sua complexidade humana, rica em misticismos, rituais, tradições e cultura de resistência, são a base conceptual da sua obra, que se afirma politicamente de forma íntima.
Jogando com elementos documentais e ficcionais que fazem parte de um universo ligado ao corpo, sensorial e geográfico, Ana Elena propõe regressar ao estado desse lugar que não é terra nem mar, que divide e une, um lugar de mistura entre o humano e a natureza. A libertação dos corpos nos seus estados animais e instintivos que, outrora domesticados, mutam agora para os seus estados vivazes e apaixonados.
A artista, cujo trabalho começou por ser apresentado em Portugal no contexto da secção New Voices e Competição Internacional do Curtas Vila do Conde, fez uma aproximação da sua obra ao contexto nacional, iniciando uma integração gradual que começou pela sala de cinema. A sua relação com a Curtas Metragens CRL permitiu a preparação de um projeto articulado e ambicioso, que abarca a exposição original “La casa de los animales”, pensada para o espaço da Solar - Galeria de Arte Cinemática, a performance “Vela” e a exibição dos filmes “A Love Song in Spanish” e “Panquiaco”, elementos integrantes do Circular Festival de Artes Performativas de Vila do Conde. Paralelamente, realiza-se a exposição “Los sucesos que llevaron a su olvido”, resultante da criação de obra original de instalação, destinada ao espaço expositivo do Batalha Centro de Cinema, no Porto, bem como da performance “Un suceso político y otros asuntos del Diablo” pensada para o mesmo. Ambas as exposições decorrerão simultaneamente, na Solar e na Sala-Filme do Batalha, já que foram concebidas para permanecer em diálogo constante.
voltar atrás
A Solar - Galeria de Arte Cinemática é parte integrante da RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
Rua do Lidador, 139
4480-791 Vila do Conde
Rua do Lidador, 139
4480-791 Vila do Conde
Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00
Encerra aos domingos e feriados
Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00
Encerra aos domingos e feriados
Galeria: solar@curtas.pt
S. Educativo: s.educativo@curtas.pt
Imprensa: press@curtas.pt
Escritório: 252 646 516
Loja das Curtas: 252 138 191
Galeria: solar@curtas.pt
S. Educativo: s.educativo@curtas.pt
Imprensa: press@curtas.pt
Escritório: 252 646 516
Loja das Curtas: 252 138 191